noticia8075.jpg

ReCESA - Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental

A ReCESA é uma rede nacional que busca a melhoria do setor de saneamento mediante soluções de capacitação, intercâmbio técnico e extensão tecnológica, com abrangência em sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais urbanas e resíduos sólidos.
A ReCESA:

A Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCESA) é uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio do Programa de Modernização do Setor Saneamento.

A ReCESA tem o propósito de reunir, articular e integrar um conjunto de instituições e entidades com o objetivo de promover o desenvolvimento institucional do setor de saneamento, mediante soluções de capacitação, intercâmbio técnico e extensão tecnológica, com abrangência em sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais urbanas e resíduos sólidos.

Os cursos oferecidos são gratuitos e abrangem todas as áreas do saneamento básico, buscando capacitar desde operadores dos sistemas até técnicos de nível superior das gestoras dos serviços de saneamento básico dos municípios.

Visando a estruturação da rede, em sua fase de implantação, foram criados quatro núcleos regionais (Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul) compostos por universidades, instituições de ensino e operadoras de saneamento. Com o andamento dos trabalhos novas instituições e entidades serão aderidas à rede.

O NURECO:

O Núcleo Regional Centro-Oeste de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (NuReCO) é o responsável pelas atividades de capacitação em saneamento ambiental na região Centro-Oeste.

Esse núcleo tem como instituições-membros a Universidade de Brasília (UnB) (coordenadora), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), além das seguintes entidades parceiras: Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), Saneamento de Goiás S.A. (SANEAGO) e Águas Gariroba S.A., Prefeitura Municipal de Campo Grande – MS (PMCG), Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul S.A. (SANESUL) e Companhia de Saneamento da Capital (SANECAP).

Buscando ser uma ferramenta importante no desenvolvimento do saneamento ambiental na região Centro-Oeste, o NURECO tem como metas:

• Diagnosticar o público-alvo, oferta e demanda de atividades de capacitação e de extensão tecnológica em saneamento na região Centro-Oeste;
  • Realizar atividades de capacitação e de extensão tecnológica em saneamento;
  • Construir uma proposta/plano de capacitação e certificação de operadores;
  • Desenvolvimento e produção de material didático;
  • Desenvolvimento preliminar de instrumento para avaliação das atividades de capacitação;
  • Elaborar ferramentas institucionais para divulgação das atividades de capacitação do núcleo.
O NURECO em Goiás:

Em Goiás, o NURECO é capitaneado pela Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás e tem no seu corpo de colaboradores:

Professores da Escola de Engenharia Civil:

• Prof. Eduardo Queija de Siqueira – PhD (Coordenador do NURECO em Goiás);
  • Prof. Dr. Eraldo Henriques de Carvalho;
  • Prof. José Vicente Granato de Araújo – PhD.;
  • Prof. Dr. Kleber Teodomiro M. Formiga.

Estagiários/Funcionários:

• Alberto Francener (aluno de Eng. Civil da UFG);
  • Joel Rocha (aluno da Geografia de UFG);
  • Juliana Santos (aluna da Geografia de UFG e funcionária da SANEAGO);
  • Lidiane Vilela (geógrafa com mestrado em Eng. do Meio Ambiente pela UFG).
Cursos já oferecidos pelo NURECO Goiás em 2007 e 2008:
  • Hidráulica Básica;
  • Perdas em Redes de Distribuição de Água;
  • Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos;
  • Processamento de Resíduos Sólidos;
  • Curso Básico de Hidrologia Urbana;
  • Novas Tecnologias de Controle de Águas de Drenagem Pluvial.

Curso de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Visita técnica ao aterro sanitário de Goiânia
Foto: Miguel von Behr / ICMBio / MMA

Cursos a serem oferecidos pelo NURECO em 2008 e 2009:
  • Controle Básico de Estações de Tratamento de Água I – Dosagem de Coagulante;
  • Controle Básico de Estações de Tratamento de Água II – Operação/Manutenção de Filtros Rápidos;
  • Uso de Modelos/Software de Análise de Redes;
  • Controle Básico de Estações de Tratamento de Esgoto;
  • Otimização de Rotas para Veículos Coletores;
  • Otimização do Sistema de Varrição Pública;
  • Quantificação de Parâmetros Hidrológicos em Campo;
  • Uso de Modelo/Software Hidrológico;
  • Elaboração de Planos Diretores de Saneamento.

À medida que as datas dos cursos forem estabelecidas as mesmas serão divulgadas nesse site.

Contato:

E-mail: recesa@eec.ufg.br
Telefones: (62) 3209-6084 (Ramal 208) e (62) 3202-2717
Endereço:
Escola de Engenharia Civil – UFG, Sala 7, Bloco A,
               Praça Universitária, s/n

Links:

Fonte : NURECO, NUCASUL, Ministério das Cidades.